Dúvidas

Depois da operação poderei comer qualquer tipo de alimento?
Poderá comer quase tudo. Somente a quantidade de alimentos será menor. Alimentos líquidos e pastosos hiper calóricos são proibidos, pois interferem na perda de peso.


Posso comer carne?
Sim. Pode e deve, pois a carne vermelha é fonte importante de protéina. Deverá cortá-la em pedaços bem pequenos e mastigá-los muito bem.


É verdade que tenho que comer a cada duas horas?
Não. Você deverá alimentar-se normalmente. Café da manhã, almoço e jantar. No intervalo dessas refeições deverá fazer pequenos lanches nutritivos.


E bebidas alcoólicas e refrigerantes?
Nos 6 primeiros meses você não deve tomar refrigerante que, devido ao gás, lhe causará sensação de mal-estar e "estufamento", além de poder ocasionar náuseas e vômitos. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas por serem hipercalóricas, absorvidas mais rapidamente e podem embriagá-lo mais depressa, além de serem prejudiciais ao fígado.


Diminuindo a quantidade de alimentos não sentirei fome?
Não. Seu novo estômago estará preparado para receber a quantidade de alimento suficiente para que você não tenha fome.


Meus cabelos podem cair?
Queda de cabelo acontece com frequência, mas não é permanente e eles voltarão a crescer; assim como é comum as unhas tornarem-se fracas e a pele ressecada por algum tempo.


Será que estou perdendo pouco peso?
A perda de peso varia de pessoa para pessoa. Uns perdem mais no início, em outros verifica-se uma perda menor, mas constante. No entanto, esta perda é sempre proporcional ao peso inicial: os mais pesados perdem, logicamente, mais peso. Existe uma média que é de 40% do pesoinicial ao final do 1° ano após a cirurgia (de 8% a 11% no primeiro mês, de 15% a 20% no primeiro trimestre, de 28% a 32% no primeiro semestre). Lembre-se que, sendo uma média, alguns perdem mais e outros perdem menos peso.


Tenho que tomar vitaminas após a cirurgia?
Sim. Você terá que tomar complemento vitamínico por toda vida.


Depois da cirurgia vou poder engravidar?
Sim, mas durante os dois primeiros anos você estará em processo de emagrecimento, sendo contra indicada a gravidez. Previna-se. Após este período poderá engravidar normalmente.


Depois da cirurgia minha vida mudará muito?
Significativamente. Você será amesma pessoa, porém com muitos quilos a menos e com qualidade e perpectiva de vida melhores. Provavelmente também aumentará a sua alta estima. Você não estará mais obeso mórbido, mas não descuide, não abuse, mantenha regularmente o acompanhamento médico e siga as orientações da equipe.


Posso voltar e engordar após a cirurgia?
Sim. Se comer com frequência alimentos hipercalóricos (doces, sorvetes, biscoitos, chocolate etc), bebidas alcoólicas, refrigerantes, você certamente irá ganhar peso. Portanto, siga sempre a orientação da equipe.


Há risco de morrer nesta cirurgia?
Sim, como todos os procediementos cirúrgicos. O risco atual é de menos de 1%.