O que é uma CPRE?

CPRE consiste na abreviatura de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica, um procedimento que possibilita ao médico diagnosticar problemas do fígado, vesícula biliar, dutos biliares e pâncreas.


O fígado é um órgão grande que, entre outras coisas, produz um líquido chamado bílis que ajuda a digestão. A vesícula biliar é um órgão pequeno, em forma de pêra, que armazena a bílis até que seja necessária para a digestão. Os dutos biliares são tubos que transportam a bílis do fígado para a vesícula biliar e o intestino delgado. Esses dutos às vezes são chamados de árvore biliar. O pâncreas é uma glândula grande que produz substâncias químicas e hormônios, tais como insulina, que ajudam a digestão.


A CPRE é utilizada principalmente para diagnosticar e tratar problemas dos dutos biliares, inclusive cálculos biliares, estreitamentos inflamatórios (cicatrizes), vazamentos (devidos a trauma ou cirurgia) e câncer. A CPRE combina o uso de Raios-X com um endoscópio, que consiste em um tubo iluminado longo e flexível. Através do endoscópio, o médico consegue ver internamente o estômago e o duodeno (parte superior do intestino delgado) e injetar um contraste dentro dos dutos da árvore biliar e do pâncreas para poder visualizá-los em radiografias.


Como é realizado o procedimento?

- Você se deitará de bruços sobre uma mesa de diagnóstico em uma das salas de procedimentos gastrointestinais.

- Você receberá um sedativo por via endovenosa para ajudá-lo(a) a relaxar.

- O médico, então, lhe introduzirá um endoscópio na boca, conduzindo-o pelo esôfago, estômago e duodeno até atingir o local onde se encontram as aberturas dos dutos biliares no duodeno.

- O médico introduzirá um pequeno tubo plástico no endoscópio. Através desse tubo, será injetado um contraste nos dutos para que estes apareçam claramente nas radiografias, as quais serão tiradas assim que o contraste for injetado.

- Se o exame indicar um cálculo biliar ou estreitamento dos dutos, o médico poderá introduzir instrumentos através do endoscópio para remover ou aliviar a obstrução e dilatar, ou abrir, o estreitamento. Além disso, amostras de tecido (biópsias) poderão ser obtidas para testes complementares.


Quanto tempo levará o procedimento e será necessário eu permanecer no hospital?

Uma CPRE demora de 30 minutos a 2 horas. Depois do procedimento, talvez seja necessário você permanecer no hospital durante 1 ou 2 horas até o efeito do sedativo passar. Se algum tipo de tratamento for realizado durante a CPRE, tal como a remoção de um cálculo biliar, talvez seja necessário você permanecer no hospital em observação até o dia seguinte.


A CPRE envolve complicações correlatas?

As possíveis complicações de uma CPRE incluem as seguintes:


- Pancreatite, ou seja, inflamação do pâncreas;

- Infecção;

- Ruptura e hemorragia do duodeno (raramente).