Técnicas Operatórias

1) RESTRITIVOS: diminuibastante a ingesta dos alimentos, porém a absorção é normal, já que o procedimento se limita a diminuir a capacidade do estômago, levando à sensação de saciedade precoce.
São eles: Balão intragástrico e banda gástrica.

Balão intragástrico

Balão intragástrico

banda Gástrica

banda gástrica

2) DISABSORTIVOS: Estas foram as primeiras cirurgias utilizadas para o tratamento da obesidade mórbida e foram denominadas derivação jejuno-ileal. Eram muito efetivas na redução do peso dos pacientes, porém, pelo número de complicações relacionadas a perda de proteínas, eletrólitos, cálcio, bile e outras doenças (renais e hepáticas), foram abandonadas progressivamente pelas equipes cirúrgicas no final da década de 1970.

Derivação bilio-pancreática-Cirurgia de scopinaro

Derivação bilio-pancreática-Cirurgia de scopinaro

3) MISTOS: (componente restritivo e disabsortivo) consiste na redução da capacidade do estômago associada à uma derivação gastro-jejunal. As cirurgias mistas são as mais realizadas, dentre elas, a operação de FOBI CAPELLA (By Pass gástrico em Y-de-Roux), que corresponde a aproximadamente 80% das cirurgias realizadas para tratamento da obesidade mórbida. É mais restritiva que disabsortiva e de mais controle pós-operatório.

Bypass gástrico (gastroplastia com
desvio Intestinal em “Y de roux”)

Bypass gástrico (gastroplastia com desvio Intestinal em “Y de roux”)

Gastrectomia vertical- sleeve

Gastrectomia vertical- sleeve

Quantos quilos se emagrece com o tratamento cirúrgico?

Observa-se uma progressia perda de peso que se prolonga até cerca de 02 anos após a cirurgia, quando o peso tende a se estabilizar. A perda média total é de aproximadamente 40% do peso inicial. Nos seis primeiros meses, a perda costuma alcançar cerca de 50%, com o restante sendo perdido em até 02 anos. Obviamente, a colaboração do doente (ingerindo alimentos de baixo teor calórico e introduzindo a prática de exercíco físico) irá aumentar a quantidade de peso perdido, bem como acelerar ainda mais o tempo para alcançar a faixa de peso normal. Por outro lado, se não houver um comprometimento do doente no sentido de seguir as orientações médicas, a perda de peso ponderal pode ser bastante comprometida. Outro aspecto extremamente importante é que a velociadade da perda de peso deve ser controlada para se evitar a sensação de mal-estar.